terça-feira, 5 de abril de 2011

Passando pelos teste da vida!

11- O Teste da Frustração. Não aniquilo a graça de Deus. Gálatas 2.21. Passamos por muitas situações em que nos frustramos. Sentimo-nos frustrados porque aquilo que queremos que aconteça parece estar demorando uma eternidade para acontecer; porque o que temos para fazer é muito difícil ou ninguém nos ajuda, porque o dinheiro de que precisamos não entra; porque as dores e fardos e sofrimentos sobre os quais oramos para serem removidos parecem não ter fim. Quando nos sentimos frustrados é geralmente porque tentamos fazer, por conta própria, que algo aconteça instantaneamente, em vez de esperar no Senhor para que aquilo aconteça.
Para passarmos no teste da frustração, temos de confiar que Deus irá fazer aquilo que somente Ele pode fazer.
No momento em que disser, Senhor eu não consigo resolver isso, então entrego-o em suas mãos, se estiver sendo totalmente sincero, você poderá sentir, quase literalmente, deus retirando da sua vida o peso da frustração. Deus é o único que pode fazer com que as coisas aconteçam em nossa vida. Quanto mais tentarmos abrias as portas pelas nossas próprias mãos mais elas se fecharão; mas quando fazemos tudo de acordo com a vontade de Deus, quando menos esperamos, Ele começa a abrir portas importantes, e poderá fazê-lo numa sucessão tão rápida que talvez tenhamos até de correr bastante para conseguir alcançar e aproveitar todas as oportunidades que Ele está nos dando.
Antes de ir em frente com Deus, você precisa aprender a confiar que só Ele conhece o tempo certo para tudo e a não se sentir frustrados com as aparentes demoras.
12 Teste da vontade Egocêntrica. Isaias 14.12-14. Foi à vontade egocêntrico que destruiu Lúcifer, numa atitude de exaltação, ele usou cinco vezes expressões de arrogância quanto ao que iria fazer: “eu subirei, eu exaltarei meu trono...”etc. Não conseguir as coisas do jeito que queremos é uma das experiências mais duras desta vida. Quando queremos alguma coisa, vamos em frente, e não desistimos facilmente. É preciso muito tempo e muito quebrantamento para nos tornarmos moldáveis nas mãos de Deus, a ponto de poder dizer. Bem, Senhor, eu prefiro que faças isto, mas estou disposto a fazer aquilo que o Senhor quiser. Assim como fez Jesus, quando disse, Pai se é possível afasta de mim este cálice! Todavia não seja como eu quero e sim como tu queres.
As vezes desistimos de pessoas antes de Deus querer que o façamos. Há outras ocasiões em que insistimos em manter certos relacionamentos com algumas pessoas porque achamos que irão mudar. Mas se realmente ouvirmos nosso coração, Deus está nos dizendo “fuja delas”.
A questão central é: temos de estar prontos para fazer o que Deus diz, e não o que queremos ou sentimos. Talvez esteja pedindo que abramos mão de coisas das quais não queremos desistir; ou para irmos para algum que não desejamos ir; quais não queremos lidar. Talvez Ele queria que fiquemos em silencio quando temos muito a dizer. Talvez ele queira que desliguemos a televisão no meio do programa por causa do conteúdo, e queremos ver até o fim.
O que quer que Deus queira que façamos, para liderar bem, precisamos estar sempre dispostos a colocar a vontade dEle acima da nossa.
13 Teste do Deserto. Salmo 63.1. Outra forma de Deus nos testar é nos permitindo passar por momentos de aridez; épocas em que aprece que tudo em nossa vida está num período de seca; fases em que parece que nada que nos é ministrado tem significado nem alivia a sede de nossa alma desértica. Vamos à igreja sentimos que saímos como entramos. Lemos um livro ou ouvimos uma musica, e nada disso nos faz bem. Passamos por momentos de deserto, momentos que nossa oração parecem secas e os céus parecem impermeáveis; épocas em que não conseguimos ouvir ou sentir nada de Deus. Parece que Ele nos “colocou na reserva”. Estes momentos de teste são para verificar se cremos que temos um chamado ou uma visão. Não podemos permitir que estes momentos de deserto nos afastem de Deus. O Senhor permite que isto aconteça para que não fiquemos apoiados nos sentimentos, no emocional, a nossa fé não deve ser alicerçada no que sentimos. Devemos nos apoiar somente em Deus, diga, eu creio que Ele me ama e pronto, eu creio que Ele me ouve e isto que importa, eu o adoro e sei que tenho um chamado e cumprirei até a sua volta, fazendo o que fui chamada para fazer para Glória do seu nome. Precisamos aprender a confiar que Deus sabe o que faz. Se sentirmos algo, não há problema. Se não sentirmos nada, também não há problema. Uma espoca árida pode ser um período que o líder acha que não consegue realizar nada que deseja.
Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. Is.43.18.19.

14 Teste da solidão. Mateus 14.22,23. Todo líder passa por momentos que se sente sozinho. Saiba que às vezes o topo é um lugar muito solitário. Precisamos ter muito cuidado com os relacionamentos, com funcionários e irmãos para que a intimidade não atrapalhe nosso relacionamento.
Quando estamos na posição de liderança, as pessoas tendem a nos respeitar e a ter algumas expectativas a nosso respeito que não são realistas. Elas sabem que somos tão humanos quanto elas, mas não querem ver nossas falhas e fraquezas. Elas não querem nos ver perdendo a paciência ou falando alguma coisa negativa de algo ou de alguém. Na primeira vez que isso acontece, o diabo sussurra no ouvido delas: “alguém que age assim tem autoridade para ministrar sobre você?
Independente do cargo que você ocupa, é necessário que você entenda que precisa depender de Deus para He dar o que chamo de “vínculos divinos” em sua vida; isto é, as pessoas certas com quem você possa ter amizade intima; pessoas que compreendam seu chamado e saibam como devem se relacionar com você e com seu ministério.
Umas das coisas sobre liderança que precisamos aprender é: se quisermos ser líderes-chave, devemos saber passar pela solidão. Não podemos ser “amiguinhos” de todos, e ao mesmo tempo, ser líderes deles.
Eventualmente podemos fazer programas juntos com as pessoas sobre as quais temos autoridade. Devemos amá-las, importar-nos com elas e até mesmo fazer da vida delas até certo ponto. Mas para ganharmos e mantermos o respeito delas como seu líder, devemos fazê-lo ver que existem certas reservas e limites. Mantenha certa distancia entre você e elas. Foi o que Jesus fez, e Ele é nosso exemplo.
“Os pássaros voam em bandos, mas as águias voam sozinhas”. Isso quer dizer que se quisermos ser como uma águia para Deus, precisamos nos acostumar a fazer determinadas coisas sozinhos, não precisamos sempre nos envolver com cada grupo a nossa volta. Temos que ter visão do que o Senhor quer que façamos individualmente, e em grupo.
15 teste da Fidelidade 1Timóteo 3.10. Todos seremos testados. Sem exceção, todos passamos por diferentes teste em vários momentos de nossa vida. Só seremos aprovados quando passarmos nos testes. Mas todos estes testes são como “uma consulta” ao Livro; as respostas estão lá. Seja o que for que estivermos vivendo, podemos abrir a Bíblia e receber a revelação que Deus colocou ali para nós. Ele sempre terá coisas novas e maravilhosas para nos ensinar. Assim como Deus testou os israelitas no deserto, devemos aprender a ser fiéis no deserto, fiéis em momentos difíceis. Quando os resultados levam mais tempo para acontecer é porque Deus está realizando uma obra muito mais profunda em nós, preparando-nos para algo futuro; algo de que talvez não façamos nem idéia.
Essas épocas de teste fazem parte da preparação que Deus realiza em nós. Se quisermos que Deus nos use, Ele fará a obra em nós primeiro.
Isso significa que teremos de passar por um período de preparação. Mas Deus nos diz em sua Palavra para não desanimarmos (NVI) em nossa mente e não desistirmos enquanto Ele move as impurezas em nós.
Mas Satanás quer que desanimemos em nossa mente. Na verdade, ele ataca nossa mente, dizendo coisas como: “isso não dá certo. Isso não esta dando resultado e nunca vai dar. É melhor desistir e fazer outra coisa. Desse modo, muitas pessoas desistem de Deus antes de receber a resposta dEle.
Durante os momentos de teste, devemos ser fiéis, e estar preparado para o auto-sacrifício e para alguns lições difíceis de aprender, pois não nascemos equipados com o conhecimento. Além de estudar a Palavra e aprender o máximo possível, boa parte da nossa preparação vem das experiências.
Se quisermos exercer autoridade, devemos nos submeter à autoridade. Devemos aprender a ser fiéis e ficar onde Deus nos colocou até que Ele nos remova dali. Devemos respeitar as autoridades e ser obedientes a elas. Devemos fazer o que é certo simplesmente porque é certo, mesmo quando não entendermos o porquê. Isso é um verdadeiro teste de nossa fidelidade e obediência. Devemos ser fiéis e permanecer sob aquela autoridade mesmo quando parece ser o correto a fazer, pois pode ser que, no final, a nossa benção provenha dali. A parte mais difícil de sua provação deve ter sido o fato de não conhecer ou não entender o porque daquele sofrimento. Nunca em momento algum, desista de nada que Deus lhe deu para fazer, a menos que Ele mesmo libere.
Jesus passou trinta anos em preparação para os três anos de ministério, durante os quais ele foi fiel e obediente aos seus pais na terra como ao seu Pai, no céu.
A sociedade imediatista em que vivemos hoje está destruindo as pessoas, pois obtemos tudo tão rápido e facilmente que achamos que tudo que vem de Deus também deve ser instantâneo e fácil. Mas a força, a sabedoria e o conhecimento divinos da maturidade e do caráter são desenvolvidos em nós à medida que vamos passando por testes e continuamos a fazer o que é correto mesmo quando não nos parece correto ou quando nos desagrada. Se quisermos crescer em Deus e fazer aquilo para que fomos chamados, simplesmente devemos ficar tranqüilos e ser fiéis. Não há “maturidade de microondas”. O caráter é preparado nas panelas de barro e nos fogões a lenha da vida, que parecem levar uma eternidade para cozinhar algo.

Pai, confessamos que somos os filhos e tu és o Pai. Somos os aprendizes e o Senhor, o mestre. Somos pecadores e falheis e o Senhor, santo e sábio. Ensina-nos a medir nossos pensamentos pelos teus e não por outro padrão qualquer. Humilha-nos sob tua mão forte. Não permitas que nos indignemos contra o Senhor, que te critiquemos ou nos desapontemos contigo: Faze-nos estremecer diante de tais insultos. Oh! Quão profundas são tuas riquezas e tua sabedoria! Quão insondáveis são teus juízos! Quão inescrutáveis são teus caminhos! Louvamos-te!Em nome de Jesus. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário