quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O QUE FAZEMOS COM OS TALENTOS?

14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.
15  A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.
16  O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.
17  Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois.
18  Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor.  19  Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.
20  Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.
21  Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
22  E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei.
23  Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
24  Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,
25  receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
26  Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
27  Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros." Depois virou-se para os outros empregados e disse:
28  Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez.   Mateus 25.14.28.


Através desta parábola podemos aprender varias lições que nos dirão como é ser um servo aos olhos de Deus.

1° Fazer as coisas para Deus -> Tudo quanto fazemos seja no lar, no trabalho ou na igreja, dever ser feito por um único motivo, por amor a Deus! Porque Jesus subiu e entregou talentos em nossas mãos para que possamos multiplicá-los.

Ausentar-se do país fala da ascensão de Jesus aos céus: O qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus...1 Pedro 3.22.

Segunda as escrituras Ele voltará para nos buscar.  ...nós estamos aguardando esperançosos a sua volta de lá. Filipenses 3.20.

Uma das coisas que precisamos saber é pela graça somos filhos, mas pela responsabilidade somos servos e como  servos seremos recompensados.
Então, todo construtor que edificou sobre o alicerce com materiais certos, cujo trabalho ainda permanecer, esse receberá a sua recompensa. 1Coríntios 3.14.

Mas afinal o que é talento? Pela parábola podemos perceber que os talentos possuem algumas características.
1°O talento é algo que Deus dá aos seus filhos, com a intenção de ensiná-los a ser servos. Os servos do Senhor são os cristãos regenerados.
2° O talento é dado segundo a capacidade de cada um.
3° O talento é algo que pode ser aumentado.
4° O talento também é algo que pode ser tomado de volta.
5° É algo dado pelo Senhor depois de sua ascensão.

Amados o Senhor nos entrega os talentos para que possamos servi-lo.   E Nós servirmos a Deus por pelo menos três motivos:
1) Porque tem uma obra que precisa ser feita;
A seara é grande e os trabalhadores são poucos. Mateus 9.37

2) Porque não há amor sem serviço;
Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas.João 21.16.

3) Porque a obra que fazemos para ele é uma maneira de Deus nos ter perto dele.
Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. Atos 17.24.

Deus poderia dispensar a nossa ajuda, mas Ele abriu uma exceção para nós e nos permitiu ajudar na sua obra.

 Ele diz: “Meu Filho você pode me ajudar?”

Olha quanta honra poder ajudar um Deus tão Poderoso como nosso, existe algo mais honroso do que isto nesta terra?
Segunda lição sobre os talentos:

2° Os talentos podem ser aumentados -> Deus espera que quem tem mais talentos, tenha mais frutos.
Se eu recebo cinco talentos e só ganhei dois, o meu fruto não honrou a Deus.
E porque tenho que multiplicar os talentos que recebi do Senhor? Porque o Ele voltará para nos julgar e seremos julgados pelos nossos frutos.

Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. 2 Cor. 5:10.

Por isso nunca devemos nos comparar com ninguém, não devemos comparar nosso ministério nem a nossa igreja, porque só Deus irá julgar e recompensar a cada um.

3° Os talentos podem ser tomados de volta -> Os talentos não são dons. Pois se fossem não poderiam ser tomados de volta, segundo a bíblia os dons são irrevogáveis, Deus jamais se arrepende de algo que Ele dá a seus filhos. Romanos. 11.29.

O talento é a oportunidade que temos de fazer a obra de Deus, e muitos por achar que não são capazes ou até mesmo por comodismo deixam de fazer, daí o Senhor levanta outro para que faça em seu lugar.
Pela parábola percebemos que o servo infiel tinha uma visão distorcida de Deus. Ele estava com o talento e nem se quer pensava que tinha feito algo errado.

....Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste,
receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Mat. 25.24.25.

Nosso Deus não é injusto para ceifar onde não semeou, nem recolhe onde não plantou, segundo a mesma parábola Ele distribui os talentos segundo a capacidade de cada um.

Confiantes disto precisamos seguir dois princípios para nos tornarmos servos fies.
a)  Em primeiro lugar ser lavados com o sangue. Arrepender-nos e deixarmos o sangue de Jesus nos purificar.
b)  Depois temos de operar o princípio da cruz para remover tudo em nós que é da velha natureza. Se tomarmos a nossa cruz e negarmos a nós mesmo e seguirmos a Jesus  estaremos deixando o Senhor nos tratar dia após dia.

Porque se falhamos em colocar tudo na luz de Deus para sermos lavados pelo sangue e falharmos em seguir ao Senhor tomando a cruz então arcaremos com as conseqüências no tribunal de Cristo no dia do julgamento.

Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. Romanos 14:12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário